+55 (11) 4652-2560 Seg. à sexta das 8:00 às 18:00 hs

Setor de construção civil deve ter pior ano desde 2003

Notícia do dia 05/07/2015

Segundo especialistas, crise é agravada pela alta dos juros e corte de gastos do governo

Após um período de crescimento acelerado, motivado pela expansão do crédito e da renda e por programas de investimento do governo, o setor de construção civil enfrenta seu pior momento desde 2003. Segundo reportagem do jornal Folha de S.Paulo, o quadro foi agravado nos últimos meses pela fuga de recursos da poupança, principal fonte de financiamento para moradia. Aliadas a isso, a alta dos juros e a retração dos gastos públicos abalaram a demanda por imóveis e empreendimentos de infraestrutura.

Produção industrial cai no RS e setor estima mais demissões
Produção industrial brasileira tem a maior queda dos últimos cinco anos

Segundo Ana Maria Castelo, coordenadora de Projetos da Construção da FGV/Ibre, o PIB do setor de construção civil deve encolher 5,5% em 2015, o pior desempenho desde 2003. Se confirmada, a retração ocasionará uma queda de 0,3 ponto percentual no PIB nacional.

A crise no setor tem reflexos na taxa de desemprego. Há pouco mais de um ano, a construção civil sofria com a escassez de mão de obra especializada, e atualmente é um dos setores que lideram as estatísticas de demissões no Brasil.

Só nos primeiros três meses do ano, as construtoras cortaram 50 mil vagas formais de trabalho - em 12 meses, foram 250 mil postos fechados.

Principais Clientes